domingo, outubro 16, 2011

vi de novo o filme sobre o grupo Baader Meinhof, que me fascinava tanto quando adolescente, e é fascinante mesmo, e sou um pouco eles e também não sou, teatrais mimados com senso de orgulho e de inviolabilidade e contra tudo e hippies e exagerados, apesar do Baader meio psicopata e dos assassinatos, obvio, tinha um recorte de jornal dessa época falando deles mas não acho mais prov da segunda fase do grupo outro tipo de "terrorrismo", ou essa palavra virou outra coisa. tem uma hora em que eles estão treinando em algum pais arabe, Jordania talvez, e as mulheres pegando sol nuas e os palestinos horrorizados e o Andreas Baader diz algo como "luta contra o imperialismo e revolução sexual são a mesma coisa" e lembra os protestos de Wall Street de hoje vagamente e antes vi Tokyo-ga, outra chave, filme do Wim Wenders sobre a Toquio anos 80 em busca de resquicios do Ozu, da simplicidade do Ozu que eu na verdade nunca assisti e é bonito e delicado e poético.

esqueci que é horario de verão e tenho que fazer milhões de coisas e acordei muito tarde então no relogio marcava 9 e tanto mas ja eram 10 e tanto, enfim não tenho tenho que fazer nada mas também tenho mas esta tão bom ficar na rede lendo e escrevendo e Panda esta no meu colo como sempre.

2 comentários:

ipaco disse...

Também vi (revi) o filme. Também me pega de um jeito. E tem a ver muito com aqueles tempos, aquele peso. O próprio nome soa duro: Baader Meinhof (tem uma hora que eles fazem uma referência aos tupamaros como ainda mais radicais). Acho a metáfora do chumbo pra aqueles anos é muito boa. Tinha esse peso mesmo aquela época. Uma mistura de radicalismo ditatorial, heróico (aquelas guerrilheiras lindas morrendo pela causa) com o sonho utópico da revolução libertadora em todos os sentidos, inclusive sexual...

Mas o que ocorre hoje me parece mais interessante, e mais leve, se juntar Ocupe Wall Street com Primavera Árabe. Luta contra a ganância dos mercados e também contra ditadores. Quem sabe... sou otimista.

Beijo

andrea canto disse...

radicalismo ditatorial heroico é uma boa definição!
é, esse lance de Wall Street tenho achado interessante,apesar de não estar muit opor dentro, so através de algum artigo aqui e ali do Globo ou da Folha.Espero que resulte em algo também.
beijos!