terça-feira, novembro 23, 2010
sábado, novembro 20, 2010
sexta-feira, novembro 19, 2010
Caspar David Friedrich
Entrevista com Adolfo Bioy Casares
Matinas Suzuki: Boa noite. Ele é o mais importante escritor argentino em atividade e foi companheiro de geração de Jorge Luis Borges. Sobre ele, que está com 80 anos, outro grande escritor argentino, Júlio Cortázar escreveu: “Queria ser ele, sempre o admirei como escritor e o estimei como pessoa”. No centro do Roda Viva está Adolfo Bioy Casares, autor, entre outros, do importante livro A invenção de Morel. Para entrevistar o escritor Adolfo Bioy Casares convidamos Jorge Schwartz, que é professor de literatura na Universidade de São Paulo; José Geraldo Couto, que é repórter da Folha de S. Paulo; Augusto Massi, que é professor de literatura na Universidade de São Paulo; Luciana Villas-Boas, diretora editorial da editora Record; Maria Cristina Poli, do programa Vitrine, da Rede Cultura; Rinaldo Gama, sub-editor da revista Veja e Janer Cristaldo, jornalista, escritor e tradutor de Bioy Casares. O Roda Viva é transmitido em outras 30 emissoras para 13 estados. Como este programa foi gravado não estamos recebendo as perguntas por telefone ou por fax. Nós lembramos que o escritor Bioy Casares está no Brasil a convite do Instituto Cultural Brasil-Argentina de São Paulo. Boa noite, Bioy Casares...
quinta-feira, novembro 18, 2010
Marina Abramovic at Luciana Brito Galeria
Back to Simplicity
18 November 2010 – 29 January 2011
Rua Gomes de Carvalho, 842
Vila Olímpia, Brazil
T (11) 3842 0634
Opening Hours:
Tuesday to Friday, from 10 a.m. to 7 p.m.
Saturdays, from 11 a.m. to 5 p.m.
www.lucianabritogaleria.com.br
Luciana Brito Galeria is delighted to announce the exhibition Back to Simplicity by Marina Abramovic. Born in Belgrade, former Yugoslavia, in 1946, Abramovic has contributed in a fundamental manner for the consolidation of performance as a form or artistic expression, in the course of the three decades of her career. Since the 1970's, Marina Abramovic's work has explored and tested, by means of countless performances, the human limits, both physical and mental. In Brazil, the artist has participated in the São Paulo Biennales of 1981, 1985 and 2008; the Mercosul Binennale, in 2005; the exhibition Balkan Erotic Epic, carried out at SESC-SP in 2006, curated by Adelina von Fürstenberg; and the solo show Transitory Object for Human Use, carried out at Luciana Brito Galeria, in 2008..
Besides a set of historical artworks, including videos and photographs that document performances the artist has presented since the 1970s, Abramovic will show her recent works from the series "The Kitchen" (2009) and "Back to Simplicity" (2010).
"The Kitchen" is a set of videos and photos made in Spain, in the abandoned spaces of a kitchen (with an extraordinary architectural design, constructed during the Franco regime) in a convent of Carthusian nuns who fed more than 8000 orphans when the convent was active. Although the work is born as an homage to Saint Teresa of Avila—who in her writings tells of an experience of mystic levitation in the kitchen—it becomes above all an autobiographical work, considering that, as the artist herself states in the interview included in the catalogue: "In my childhood the kitchen of my grandmother was the center of my world: all the stories were told in the kitchen, all the advices regarding my life were given in the kitchen, all the future-telling through the cups of black coffee took place in the kitchen, so it was really the center of the world, and all my best memories come from there."
The series "Back to Simplicity"—Marina Abramovic's most recent work, never before shown in Brazil—arose from the need to reestablish the artist's contact with nature, in its simplest and most immediate forms, after the cathartic experience of Abramovic's three-month-long performance piece entitled The Artist is Present, presented at a recent solo show at MoMA New York. In the words of the artist: "after I had been looking at one thousand six hundred and seventy five pairs of eyes, after that incredible human connection, I needed to be connected with nature. (...) Being under a tree, holding a lamb for two days, in complete joy, that's what Back to Simplicity is all about."
A catalogue including relevant critical texts about the artist’s oeuvre by Klaus Biesenbach and Arthur C. Danto, previously unpublished in Portuguese, and an interview by Jacopo Crivelli Visconti will be issued and distributed free to the visitors, and later to libraries and museums, rendering the artist's work accessible to an even wider audience.
quarta-feira, novembro 17, 2010
esqueci de falar do mistério no Morel, gostei do mistério e a "confusão" toda, ele se apaixonar por Faustine do nada
uma delicia ver Hopper, esse tempo imenso
ainda não identifiquei uma imagem, que esta em algum lugar da minha cabeça, uma imagem que associo com o Morel, parece de um filme, uma viagem
Ano Passado em Mariembad?
No Morel o tempo também é estendido, virado, repetido, é e não é
uma delicia ver Hopper, esse tempo imenso
ainda não identifiquei uma imagem, que esta em algum lugar da minha cabeça, uma imagem que associo com o Morel, parece de um filme, uma viagem
Ano Passado em Mariembad?
No Morel o tempo também é estendido, virado, repetido, é e não é
chego e milhões de saias vestidos jogados na cama que esta sem lençol porque tinha que trocar e so tirei o usado sapatos embolados no chão hoje não conseguia me vestir para sair todas as roupas não ficavam acabei saindo meio cheguei atrasada não teve importancia encontrei depois o Pedro Montagna que foi super hiper simpatico enquanto eu ia andando pra casa da Rita almocei uma comida horrivel não bebi agua começou aquela sensação que sempre aparece agora de querer estar em casa logo sede cansaço desejo de café cheguei deitei no sofa com os jornais dormi adoro isso dormir no sofa à tarde Miranda no meu pé com o cobertor minhas pernas doiam e depois fiz o bolo que ficou bom mas poderia ter um pouco menos de açucar tentei vira-lo sobre um prato mas a parte de cima não saiu ficou assim destelhado agora minha barriga enorme os gatos enrolados na cama estamos nos confundindo pelo menos eu com eles ontem terminei a invenção de Morel tento identificar aquele cenario me parece que ja o vi marmores verdes porcelanas azuis aquario no chão anos 30/40?, meio surreal e sera que não fizeram um filme no começo parece que os tempos vão e voltam depois é que se entende Faustine Dora lembra Buñuel talvez e esses dias nublados nublados e a chuva
terça-feira, novembro 16, 2010
sábado, novembro 13, 2010
Fiquei horas escutando musicas, olhando o Rio que se mexe aqui embaixo, as luzes se acendendo, não pensava, so estava ali, dentro da musica e de tudo. Mel Tormé, um pouco de Caetano, 2 musicas dos Los Hermanos, Jamie Cullum, Coldplay, Luis melodia...agora o gambazinho esta na cozinha , pequenininho e bonitinho, tento falar com ele como falo com meus gatos mas ele não se interessa; falamos linguas diferentes. Fez um estrago no bolo, depois foi se esconder atras do escorredor de louças.
Mini Bazar
quarta-feira, novembro 10, 2010
terça-feira, novembro 09, 2010
telefone toca bem cedo, acordo assustada por falta de costume, atendo sonolenta, pergunto quem fala, do outro lado da linha a voz responde, intima, é o Ronaldo, como posso saber quem é Ronaldo tão cedo, aos poucos descubro que é o cara da loja de gessos, desligo e volto pra cama, odeio ser acordada, ainda mais porque ontem fiquei lendo e lendo até bem tarde na cama,a primeira coisa que faço quando finalmente levanto é abaixar a campainha estridente do telefone, vou andando pela casa e consertando coisas, varrendo, trocando; vejo o tucano, como ontem, na mesma parte baixa da arvore, saio correndo para pegar a maquina mas ele percebe que esta sendo observado e voa, incrivel a percepção dos animais, como diz o Ruben tucano é foda, realmente é lindo demais, adoro ve-lo. dou a primeira mão no alisar azul da porta, esta ficando bem melhor branco.
segunda-feira, novembro 08, 2010
domingo, novembro 07, 2010
Temporada dos vidros quebrados não acaba. Ontem de madrugada levantei com um barulho, achando que era um gamba fazendo alguma bagunça, mas foi a ultima gravura do Calder que se jogou no chão, com os ventos fortes. Da uma sensação ruim ver vidro quebrado, não sei bem porque. Acho que ela quicou antes na poltrona, porque tem um rasgo no braço. Espero que seja o ultimo vidro quebrado. Impressionante: quebrou o vidro do relogio que Rita me deu, os 3 Calders, a cafeteira Bodun. Fico pensando se não tem nenhum significado esotérico ou simbolico. Ou foi, simplesmente, descuido e pouca sorte.
A Menina que brincava com Fogo
L; trouxe para eu ler, antes de "acabarmos". No começo dei uma olhada rapida meio preconceituosa, pulando paginas, achei muito cliche, torci o nariz; outro dia resolvi dar uma segunda chance, livros são assim, eles nem sempre são lidos no momento em que compramos ou que os temos, às vezes ficam anos na estante até um dia descobrirmos maravilhados. Foi assim com o Ernesto Sabato, Sobre Herois e Tumbas, que um dia resolvi abrir - e alias não sei como ele veio parar na estante, sera que era do Ale? e amei intensamente, mergulhando naquela estoria louca. Voltando ao Stieg Larsson, estou gostando. Não é nada profundo, é um thriller, puro passatempo, mas envolve e a gente fica torcendo pela personagem principal, Lisbeth Salander . L; dizia que ela parecia em algumas coisas comigo. Bem, ela gosta de lagartos, parece não se importar muito com varias coisas, é independente, não tem pai nem mãe, não se relaciona muito com as pessoas, não sei o que mais. Mas eu não uso tatuagens e nem sou fera em informatica e nem estou com a minha conta bancaria recheada, muito pelo contrario, rs. Como se passa na Suécia, é gostoso ver os nomes das ruas e das pessoas, Vindragarvägen, Lundagatan, Götgatsbacken, Mia Bergman, Dag Svensson, Mikael Blomkvist. E a relação mais livre sexualmente entre alguns personagens, que é um cliche sueco, enfim.
sábado, novembro 06, 2010
F. apareceu, como sempre. Ele é assim, aparece vindo do "nada", depois desaparece. Acho que ele jah era um nomade antes sem saber e tentava se fixar, ter uma estrutura de vida, e não conseguia; agora ele assumiu isso, não tem casa, vai dormindo e ficando nos pousos, nos lugares, e andando muito e correndo pelos bairros e cidades para desopilar a cabeça, tendo outra percepção das cidades e das ruas e dos volumes, parando às vezes para conversar rapidamente com um ou outro. Esta mudado; disse que renasceu aos 45 anos. Disse que não tem mais uma dependencia emocional dos outros, que se tornou independente. Ele antes tinha uma carencia, uma relação confusa com as pessoas, parecia sempre que queria algo, que precisava de algo que ele mesmo não sabia claramente o que era. Agora me pareceu bem, com uma energia boa. No dia seguinte, influenciada por ele!, fui andar pela praia como fazia antes, do Barril 1800 que não é mais esse até a Bartolomeu e voltei, pela areia, e deu uma leveza. Ando muito pesada, tenho que fazer uma revolução "Fabiana" comigo também.
sexta-feira, novembro 05, 2010
Jaques Demy provavelmente era muito ligado em cores, na direção de arte, ou trabalhava com alguém assim. Lembro que o Demoiselles de Rochefort também era todo pensado em cores, lembro principalmente do figurino, e era uma delicia. Catherine Deneuve e sua irmã linda, Fançoise Dorleac, que morreu num acidente de carro, acho - e o Polanski era apaixonado por ela- e Gene Kelly! meio perdido no filme. Não é um super filme mas lembro de ter achado muito charmoso.
fico com idéias pensando no blog quando estou na rua ou em outros lugares conversas com ele o blog e pensava sobre escrever como cada um le de um jeito um texto uma frase e como com emails isso leva à muitos mal entendidos, até porque é rapido a gente escreve manda...pronto, o estrago ja esta feito mesmo quando se escreve e se reescreve e se le antes de mandar; sera que quando as pessoa se comunicavam so com cartas que demoravam dias para chegar também era assim ou`nos filmes que a gente ve a carta sendo entregue no mesmo dia por um portador à cavalo; no Em Busca do Tempo Perdido me lembro dessas cenas repetidas vezes e a espera ansiosa pela resposta; hoje também ha a espera ansiosa pela resposta, mas acho que lemos apressadamente, achamos que ja sabemos o que esta escrito, o olhar é mais rapido e ansioso. preciso urgente comprar um teclado para adaptar à esse laptop porque estou cansada de escrever sem acentos, o texto fica esquisito; falta algo. na época do zoom quantas brigas por email, rs.
hoje estive com meu irmãozinho lindo que é tão tranquilo e com um humor sutil e de bem com a vida e com suas tres gatas malucas que se escondem debaixo da cama. quero ser como ele; é bom e agradavel. depois escutei Khaled aqui em casa por causa da Marta a costureira, tem uma musica que adoro, Bakhta, que parece Marta, hehe, o arabe e suas consoantes sustentadas e lembrei da Ursula dançando, em Boulogne. esta entrando um ventinho de chuva que se aproxima. pensando em vestidos.
hoje estive com meu irmãozinho lindo que é tão tranquilo e com um humor sutil e de bem com a vida e com suas tres gatas malucas que se escondem debaixo da cama. quero ser como ele; é bom e agradavel. depois escutei Khaled aqui em casa por causa da Marta a costureira, tem uma musica que adoro, Bakhta, que parece Marta, hehe, o arabe e suas consoantes sustentadas e lembrei da Ursula dançando, em Boulogne. esta entrando um ventinho de chuva que se aproxima. pensando em vestidos.
quinta-feira, novembro 04, 2010
Vejo que a Livia Garcia-Roza esta lançando um novo livro, e fiquei pensando no Cine Odeon, naquela familia louca e engraçada com tons Nelson Rodriguianos, na iniciação sexual da Isabel _ uma coisa que ela não entende muito mas que ela entra sem reservas, como um mergulho no mar sem limites, e na relação dela com o cara, onde ela não enxerga muito o que acontece e quem ele é porque o significado que ela da à ele é um significado so dela, sem muita relação com o real. Alias os significados são so nossos mesmos no fundo?, às vezes encaixa com a realidade, outras vezes não. O outro livro que li dela, da senhora que mora com a filha e que inventa um romance ao mostrar o apto para um senhor, é bonito mas um pouco mais triste, melancolico; não lembro o nome, o livro era da Ursula e foi para Paris com ela.
quarta-feira, novembro 03, 2010
Estava revendo essas aberturas, as duas lindas e classicas, a do Jacques Demy mais coreografada e pensada em termos de cores, ritmo, entradas e saidas, as duas em comum a musica linda do Michel Legrand e a chuva, que so reparei agora. Ontem, ou foi antes de ontem?, como estava ouvindo um cd do Michel Legrand, resolvi procurar imagens. Não tenho The Go-Between, essa fuga com tons "Bachianos" e adorei encontrar esse pedacinho que nem lembrava. Queria muito ter a trilha, jah procurei uma vez e não achei, e também rever esse filme que vi ha muitos e muitos anos atras, acho que em video. Alias, Joseph Losey é o cara, O Criado também é um filme maravilhoso!
terça-feira, novembro 02, 2010
segunda-feira, novembro 01, 2010
David Zwirner
Muito legal o site dessa galeria, tem muitos artistas de que gosto, como o Luc Tuymans, Michael Borremans, a Marlene Dumas, Donald Judd, Francis Alys...
domingo, outubro 31, 2010
Fernando diz que estou vivendo muito fora da realidade e que estou com medo de assumir que tenho que trabalhar para pagar as contas, mesmo não sendo no que quero. Que tenho que tornar mais leve isso, trabalhar em qualquer coisa para ganhar algum dinheiro sem que isso seja um drama. A verdade é que transformei minha casinha numa bolha, adoro ficar aqui arrumando ainda e fazendo as roupas devagarinho e os santos mas é completamente irreal mesmo. E não tenho como sobreviver vendendo um vestido aqui, outro ali, sendo ajudada às vezes. Não vou ser ajudada o resto da vida e não tenho que contar com isso. Por outro lado...não tem muita opção. Ou vou pagando tudo atrasado e espero algo acontecer; não, isso não existe.
L. dizia que eu era muito ligada ao passado...pode ser. Queria deixar de ser, mas não consigo muito, vou tentar. Quando começar à pensar no passado, cortar, é assim ?
Hoje enquanto tirava o capim da pedra, vieram imagens: do risoto na mesinha amarela, o Freixenet e biscoitinhos maravilhosos, o quintal ainda não havia sido pintado; ele lendo meu livro e rindo muito na cama, foi no mesmo dia?; jantar na varanda, danças, conversas; em ipanema, no nosso quartinho, e todas as "novidades" que eu descobria, encantada e olhando de fora um pouco; as pouquinhas viagens, que foram prefacios de algo que não aconteceu; os emails cotidianos; mergulhando; lanchinho na cama; piqueniques no flamengo, deliciosos; algumas fotos; o sabado aqui e la; as fantasias; ele chegando subindo a escada. E mais mil outras coisas.. e também ficava meio triste, é verdade. O maior problema é que sou uma pessoa com tendencia à viver fora da realidade; então embarco em tudo, como se fosse real e possivel, mesmo não sendo.
Hoje enquanto tirava o capim da pedra, vieram imagens: do risoto na mesinha amarela, o Freixenet e biscoitinhos maravilhosos, o quintal ainda não havia sido pintado; ele lendo meu livro e rindo muito na cama, foi no mesmo dia?; jantar na varanda, danças, conversas; em ipanema, no nosso quartinho, e todas as "novidades" que eu descobria, encantada e olhando de fora um pouco; as pouquinhas viagens, que foram prefacios de algo que não aconteceu; os emails cotidianos; mergulhando; lanchinho na cama; piqueniques no flamengo, deliciosos; algumas fotos; o sabado aqui e la; as fantasias; ele chegando subindo a escada. E mais mil outras coisas.. e também ficava meio triste, é verdade. O maior problema é que sou uma pessoa com tendencia à viver fora da realidade; então embarco em tudo, como se fosse real e possivel, mesmo não sendo.
sábado, outubro 30, 2010
Serei Feliz
Quem sera o mestre que vai dizer
que domina a arte de separar
eu também pensava saber viver
mas a nossa estoria me fez chorar
Serei feliz quando a dor do amor passar
Serei feliz quando um novo amor chegar
Diz que vai embora e tudo bem
que eu so preciso de calma
Aprender a falta que faz um bem sem pintar vazio na alma
Serei feliz...
(Marina Lima, Vinicius Cantuaria, Ronaldo Bastos)
que domina a arte de separar
eu também pensava saber viver
mas a nossa estoria me fez chorar
Serei feliz quando a dor do amor passar
Serei feliz quando um novo amor chegar
Diz que vai embora e tudo bem
que eu so preciso de calma
Aprender a falta que faz um bem sem pintar vazio na alma
Serei feliz...
(Marina Lima, Vinicius Cantuaria, Ronaldo Bastos)
Estava na varanda, escutando a Marina, separando paetes, ai apareceu esse lagartinho simpatico. Mais tarde fiquei triste, tão triste; comecei à escutar um acordeon, olhei para a casa debaixo, fui seguindo o som, cheguei no quintal e vinha da casa do lado esquerdo, colada à minha; o dono estava no terraço, de frente para o anoitecer lindo. Fiquei sentada ali na beirada do canteirinho, escutando quietinha, vendo um pedaço da silhueta do vizinho, quase aplaudi. Me fez bem, um pouco. Pareceu cena de filme italiano.
terça-feira, outubro 26, 2010
www.artnet.com/janasterbak
Hoje sai tinha que sair que deixar as calças no leblon, carregando aquele saco de lona verde enorme, de vestido estampado meio infantil bolas flores rosa lilas, casaco vermelho e sapato também, desci de van, antes dei a linguiça pros porteiros e mil coisas pro Jorge que me acordou falando com o sobrinho que veio também e eu assustada com aquele falatorio na minha sala e ele é uma figura foi consertando e limpando e... tinha que sair. Sempre estranho. Pintei as unhas de laranja. Salão aquele lugar onde sempre tem pessoas com cabelos de cores estranhas e roupas apertadas e barrigas saindo, banco, sai do metro pensando em comer pão de queijo que é uma das coisas que mais gosto, rs! é quentinho aconchegante macio e crocante in the same time com café mas lembrei da Veronese e aquela pizza deliciosa em pé e foi isso, e mais biscoitinhos de amendoa sem acento fiquei querendo o café mas la não tem Terzetto no caminho muita produção, queria um balcão rapido e informal; fiquei achando que era numero 113 e existia, depois apartamento cheio de moveis , familia ?, vontade de fugir e aconchegante, metro entrei sem querer no vagão das mulheres que horror, não tem um homem sequer muito monotono, horti-fruti para po de café, de novo o café e finalmente foi me dando uma vontade muita de estar em casa não via a hora cheguei Panda estava na poltrona da sala e falou comigo.
Marcelo Carneiro e Claudinha me deram de presente esse gatinho - que tem cara de cachorro também - disseram que parece comigo. Agora sempre que passo em frente à ele acho engraçado, eu, ali, com uma expressão curiosa ? carente? afetiva. é legal e raro ver como as pessoas te enxergam. Bonitinho. O churrasco foi a coisa mais afetiva do mundo, soh isso; carinho. As pessoas vieram, pronto. Não aconteceu uma coisa espetacular, quase não comi, não parava de ir pegar copos ou olhar a churrasqueira ou conversar um pouco ou mostrar a casa ou ir secar o banheiro que escolheu justamente o domingo para um vazamento misterioso que depois sumiu ainda por cima varios panos molhados pela chuva de sabado; dançamos e olhamos a vista um tempão e depois Roninho e Georgia conversando, eu ja em alfa ponto e virgula que é a arma dos incompetentes, segundo o Wisnick...tres pontinhos que foi o que o Celine me cativou. E ele agora esta la fora, no meu sebo que quase ninguém olhou; resgata-lo. Cheguei em casa querendo escutar o Nat King Cole e a Betty Carter, naquele cd em que cantam juntos mas não achei; é engraçado querer escutar uma musica determinada, parece que vai te conectar à alguma coisa. Coloquei o Jack Johnson que esta sendo gostoso. Varios cds desapareceram. Sera que se diz disparue para coisas ou so para pessoas? O Cat Stevens também. Preciso do Miles in Spain que escutei na casa de L. e também Kind of Blues e tinha um outro que tinhamos escutado. Ontem o pior dia da minha vida, como sempre. Beber sem comer...me reduz à um nada no dia seguinte. Quando terminou eu estava euforica; escrevi agradecendo para todos na mesma hora.
sábado, outubro 23, 2010
sexta-feira, outubro 22, 2010
domingo, outubro 17, 2010
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