25 / 09 /2008 - Exposição na Galeria do Lago é prorrogada até dia 2
RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Museu da República prorroga até 02 de novembro, na Galeria do Lago, exposição "Da Idéia Pintura"
Convidados ao exercício da negociação, quatro duplas de artistas colocam à prova suas intenções artísticas e seus limites criativos ao participar da segunda edição do Programa Série Duplas, com a exposição "Da Idéia Pintura" na Galeria do Lago, no Museu da República. Prorrogada até 02 de novembro, o público terá mais uma oportunidade de conferir a mostra que tem entrada franca.
Com a participação dos artistas Ana Rondon, Ana Herter, Andrea Canto, Cássia Castro, Jean Baptiste Déchery, Ni Da Costa, Patrícia Norman e Nilton Pinho, a mostra tem a intenção de investigar as motivações e as particularidades na produção criativa de trabalhos compartilhados em dupla.
"Da idéia pintura" reforça a proposta de expor trabalhos de arte contemporânea, que de alguma forma se relacionam com o Museu da República. Desta vez, o ponto de partida foi a pintura mural que decora o Salão Amarelo no Palácio do Catete, feita a quatro mãos, em 1897, por Antônio Parreiras e Décio Villares. Conhecidos como os "pintores oficiais da República", Parreiras e Villares ficaram encarregados de redecorar o Palácio do Catete que, a partir de 1897, se tornaria a sede do governo. Conta-se que a pressa para inaugurar a sede da nova República levou os artistas a improvisarem a pintura no lugar de um espelho que se quebrou na última hora.
A experiência de parcerias no campo das artes visuais, pouco comum naquela época, é hoje, para muitos artistas, um desafio às exigências de suas individualidades. Ao dar início a estes diálogos, cada dupla de artistas questiona-se entre si, revelando aspectos subjetivos de seus trabalhos.
"Agora teremos que negociar uma com a outra. Negociaremos nossa percepção, nossa matéria, nossas memórias. É difícil começar, mas coisas interessantes vão aparecer com o desenrolar do trabalho", ressalta Ana Herter, que fará dupla com Patrícia Norman.
Nilton Pinho e Andrea Canto aproveitaram as iniciais GV que estão em um pijama de Getúlio Vargas e criaram "Gogh Van", uma pintura que homenageia o mestre Van Gogh. Já Ana Rondon e Jean Baptiste Déchery, influenciados pela beleza dos jardins do Museu da República, destacam em sua obra, "Recorte de uma Paisagem", os tradicionais patos que transitam pelo lugar. "Tenho uma ligação com o jardim onde ia muito com meu filho e fotografei aqueles patos várias vezes, o que gerou uns trabalhos legais com fotografia manipulada", justifica Jean.
Exposição: Da Idéia Pintura
Aberta ao público até 02 de novembro (prorrogada).
Local: Museu da República/Galeria do Lago. Rua do catete, 153.
Visitação: de terça a sábado, das 12 às 18h, e domingo, das 13 às 18h.
Informações: 3235-2650.
Entrada Franca.
Fonte: divulgação por e-mail
quinta-feira, outubro 02, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário