sábado, julho 26, 2008

A Banda


Alberto Tassinari / Rodrigo Andrade

Um sofá, uma cadeira, um armário. Onde estão ? Parecem as mobílias de uma mudança. Uma árvore ao fundo, `a esquerda, parece indicar que estão na rua, ao ar livre, num pátio, ou coisa parecida. Mas onde estão os donos ? Onde estão os carregadores ? Ficarão para sempre ali, abandonadas ? Sim. Ali o pintor as dispôs. Ali estão. Então é do próprio abandono que falam. Circunspectas, solitárias, comunicam-se por vizinhança. Mas pouco. Juntá-las reforça o ensimesmado de cada uma. A questão é antiga. Pense-se no quarto de Van Gogh. Mas não é preciso recuar tão longe. As gravuras de Goeldi, certas fases de Iberê, não comunicam também desamparos semelhantes ? São emblemas, sem dúvida. Nos posicionamos no lugar dos objetos. Sós. Uns ao lado dos outros e, entretanto, sós. Um espaço, é verdade, os envolve. Mas esse, então, onde fica ? Os objetos pulam para fora da tela. O convite para ir até eles está mais do que feito. Mas a tela, hoje, recusa introspecções. A manobra do pintor se revira, então, numa espécie de perspectiva `as avessas. O ataque direto `a tela projeta os objetos, e de certo modo o espaço, para fora, não para dentro. Um lugar então aparece. Não é bem lá, nem aqui. Desculpem-me o termo gasto, é um lugar utópico. Tanta luz, tanto isolamento. Entre um e outro vivemos. Como também vive o quadro desse comércio meio estancado entre a fisionomia das grandes massas de cor e a fisionomia das coisas. Ou ainda, como também vive em espaços, ainda que vagos, quase sólidos e objetos que, além, de coisas, são lugares do vazio. Longa história, se a história é da arte, para aí se chegar. Manet, Van Gogh, Picasso, De Chirico, Goeldi, Guston, Iberê. A lista é maior, mas não importa tanto. Rodrigo os junta por subtração. E uma segunda longa história. Longa, se é a de um pintor por volta dos trinta. Dez anos de pintura, e o retorno a si mesmo. É que penso que há aqui o mesmo clima, mas na época meio gráfico, dos seus quadros do ateliê Casa 7. Mas aqui há mais. Um neo-expressionismo agora refletido e indiferente `a última moda. A pintura americana, digamos, vista por Goeldi. Em desvios, meio extemporânea. E, no fim das contas, o quanto isso importa? Importa a coragem do artista, sem dúvida, em desligar-se das modas. Eu, por minha conta, espectador, fico mais é a me indagar sobre o jogo das intensas forças de atração e distanciamento que entre mim e o quadro e também entre suas partes, se estabelece. Essa cadeira de tinta, na qual me sento e já não mais estou. Esses bancos enfileirados, que me impedem de decidir em qual deles me deter. Essas garrafas, ou esses livros, que me somem da mão quando enfim os apalpo. Emblemas, repita-se : sólidas solidões e o vazio do espaço em comum. E suas reversões: solidões que se esvaziam na possibilidade do estar lado a lado.
Alberto Tassinari, pinturas de Rodrigo Andrade, Galeria Anna Maria Niemeyer, novembro de 1994,
Encontrei esse catálogo de uma exposição que gostei muito, na época, e ainda gosto, mas não havia lido o texto. Tem tudo `a ver...

quinta-feira, julho 24, 2008

my tears dry on their own
achei engraçado o PG fazendo uma análise dos piscianos, contando de outros amigos dele - Martin e... e de mim também, de certa forma!, que os piscianos nunca sabem porque estão fazendo as coisas! Sempre estão dizendo "não sei porque estou sentindo isso", "não sei..." e eu me identifiquei, é claro!
agimos mais com o inconsciente... como se.

parecia que eu estava assistindo ao Martin quando ele contou as estórias o Martin era o alemão? e tinha um outro amigo ou amiga estou confundindo esquecendo

eu não sei porque estou na Unirio
eu não sei porque
eu não sei

Fui assistir ao filme A Banda e ao Nome Próprio e adorei os dois
A Banda com seus enquadramentos planos lindos e melancólicos e o filme é sutil e delicado
Nome Póprio é visceral e vivo - acho que estou meio redundante! e blog e procuras e carências em estado puro

quarta-feira, julho 23, 2008

voltando do Michel e sua mosca Incal Jodorowski me lembro vagamente bruxo escadaria encontrei o Nilton no caminho engraçado pq o Michel tinha acabado de falar em sincronicidade mas eu não estava pensando nele mas de qq forma alguma conexão está acontecendo ele é engraçado parece que está sempre viajando com suas idéias pops e eu fico assistindo ouvindo tateando no escuro? mas porque não? tb e na verdade não sei porque não fizemos o quadro com o Rimbaud acho que eu estava muito dura e presa `a pintura naquela época acho que pode dar samba e ser uma mistura interessante. Ou não.
ontem `a noite fiquei ...

domingo, julho 20, 2008

Chegando da Ana e ficamos dançando e foi tão bom desembolorar tudo e foi bom bom ter ido e conversar e sair de casa e essa diversão feminina e íntima que é ficar dançando juntas os homens jogam futebol levei uma "bronca" quando ela deu um olhar tão carinhoso sobre minha vida família falou da relação da Rita com a gente e do meu pai e da minha educação adorei a palavra tênue engraçado que era a palavra que eu estava pensando fio separação equilíbrio tênue e escolho sempre ver a falta a carência mudar isso ? mas ver o olhar do outro sobre estou escutando uma música maravilhosa 4 Minute Warning - Radiohead heavy e densa e todas falando de suas vidas comentei que a minha tem sido meio de adolescente e foi meio engraçado e vontade de pintar mais agora Coldplay Speed of sound...como me relacionar com meu desejo de fantasias ? dançando percebi que fantasias são para ser fantasias não realizar e música me faz falta é bom ver as mudanças nos outros e realmente minha mãe foi uma mulher maravilhosa e interessante e louca e ficamos todos maravilhosos e ? yellow vontade de ter esse disco e tem horas que é tudo tão bom que eu deveria agradecer esse luxo só bebi uma cerveja e


sábado, julho 19, 2008

Acordei cedo pensando pensando obsessivamente deitada na cama fazendo textos e cartas na minha cabeça conversas explicações provocadas por ter escrito algumas pouquinhas palavrinhas pessoais no email que mandei e que deveria ser mais uma resposta prática (problemas com expansões e retrações) então me arrependi de ter escrito como sempre porque percebi que com elas eu estava tentando prolongar provocar fazer uma comunicação mais pessoal onde não há não havia uma comunicação porra mas se não havia porque tudo tudo??? talvez o tudo tudo estivesse só na minha cabeça mesmo. mas não acho que fosse isso completamente mas provavelmente é o meu amor-ferido que quer achar isso. levantar e escrever já que a casa de manhã seria só minha e silenciosa mas não conseguia meu corpo parado ali deitado e depois tive um sonho ruim estava num lugar que não conhecia um bairro que não conhecia esperando um ônibus e uns homens estranhos juntos e um clima estranho não lembro bem e então fui embora tipo tenho que sair daqui e descia uma ladeira compriida com uma luz meio triste era de noite óbvio e depois apareceram alguns ônibus para bairros longínquos e desconhecidos e acho que acabei pegando um para copacabana porque era a única opção e não sei mais o que aconteceu tinha a ver também com o Nilton pois eu havia ido visitar o atelier dele que era nessa rua e não lembro mais nada. pensando no brilho eterno e nas memórias e tento me livrar delas tb quero uma máquina exterminadora de lembranças e por outro lado para quê dar tanto peso `a elas ? impossível ser super homem por outro lado. mas a forma como tudo acabou foi crua e dura e fria e isso me deixa meio atônita. me lembrei do cara da fila e "a esperança é a única que morre." hahaha. ontem aos poucos fui me sentindo mais leve mas hj acordei com um chumbo na cabeça falar que merda como a Camila do filme talvez fosse bom! mas ela era mais afirmativa e corajosa do que eu que fico sempre no meio termo...como bem percebeu o Michel.

quinta-feira, julho 17, 2008

Melodrama

email recebido e que foi ótimo!

Lionel Combecau
para mim
Mais opções 01:37 (12 horas atrás)
Beleza... O video só da pra ver pouca coisa mas então é perfeito assim. O blog, fui passear por là pela primeira vez em ano. Me deu vontade de te abraçar e de te beijar e de retomar uma conversa esquecida que eu tinha deixada em papeis faz muito tempo e que você grudou no seu corredor. Ainda bem que você fez isso pois mesmo se não me lembro de toda a conversa me lembro agora dessas cartas penduradas no teu corredor. É por causa disso, do teu corredor, que vou te dizer o que você jà sabe: Amor é assim mesmo, delicias e dores do encontro e do desencontro. Amor é tudo, mesmo quando é quase nada. O que sobra as vezes é um fio de luz acariciando o corredor. Quando acabar de chorar dê um sorriso bom para tudo em sua volta.
Um beijo do seu,
Lionel

quase quase

segunda-feira, julho 14, 2008

Ouvindo Coldplay Fix You gostando das novas aquisições descobertas espacias sonoras hj abandonei o controle que estava tendo tentando ter sobre minha vida não corri não cozinhei nada nada dei uma piruada no atelier agora estou obviamente entediada ouvindo música somente e passando algumas para o meu Ipod para voltar para o atelier agora que descobri finalmente que gosto de viver só na minha cabeça então tudo sumiu e os desejos também amanhã tenho que correr agora não dá esse dia já foi caraca como me cobro o tempo inteiro!

Philip Guston

"Também as palavras ordenam nosso caos interior. Estruturas vazias, prontas para o novo, elas nos ajudam a ser. Não fornecem respostas, mas nos conservam em um estado de atenção e de elevação que, enfim, chamamos de vida. " Coluna do José Castello sobre o Coetzee.

domingo, julho 13, 2008

melodrama de quinta!...

raiva confusão o que eu estava fazendo ontem `a noite o que fiz ontem `a noite disponível e sufocada meus alarmes nunca funcionam nada nada porque não fui embora porque não me salvei porque tudo isso. como sempre patética horas patéticas tudo patético. jogo o I-ching apressadamente e a resposta tb não é la muito animadora...espera e depois obstrução. Por que vou esperar pela obstrução ? a obstrução já está aí, vagando. de qualquer forma - sempre escrevo "de qualquer forma" - a culpa não é somente minha ou talvez seja ou talvez sempre seja mas porra a única coisa que realmente não entendo não entendo não entendo é o contraste entre horas - algumas horinhas que passamos juntos, disse - que pareciam ser tão legais e o encontro no meio dos outros indiferente será que a resposta está aí os outros mas não importa disse que depois que ficou com um pé atrás comigo não conseguiu mais...esqueci o resto do que ele falou enfim isso ficou na minha cabeça como uma novidade como assim pé atrás? perdi essa parte não fui avisada o que tenho que fazer é esquecer ficar na minha não tentar entender não analisar nada não nada só ficar meio puta mesmo com tudo mas não consigo controlar isso não consigo controlar muita coisa afinal vontade de não ter havido ontem nem antes de ontem nem antes de antes de ontem nem...
como sempre caio no mesmo esquema apesar de todas as análises e compreensões. parece que cai um véu e nubla tudo em volta.

quadro quase pronto