quinta-feira, novembro 16, 2006

R-e-d-e-o-c-u-p-a-ç-a-o

REDEOCUPAÇÃO é um encontro coletivo. Artistas e grupos de artistas se concentram na tomada de um casarão em Santa Teresa no Rio de Janeiro durante três dias. A arquitetura do imóvel e o amplo jardim são o ponto de partida de uma estratégia de investigação do lugar, suas possibilidades de intervenção e leitura.
Não se trata apenas de uma proposta de site specific ou de arte efêmera, mas uma iniciativa que propõe cruzamentos e encontros de várias experiências coletivas desenvolvidas por artistas. Diálogo com o local, participação do público, espontaneidade, quebrado protocolo "sério" da arte, temporalidade volátil, ênfase nas sensações são características desta proposta.
A criação e organização coletiva vêm sendo utilizadas na sociedade e na arte como um novo tipo de ativismo propondo outras formas de atuação no circuito artístico, as redes da vida e da arte ligando-se a novas formas de organização ganham validade e vêm transformando o mundo contemporâneo. Redeocupação é uma ação pontual que se coloca como um momento de fusão dessas potencialidades irradiando novos fluxos de transformação.

Nenhum comentário: