domingo, maio 30, 2010

Lendo Retratos de Fidelman, Contos de uma exposição, de Bernard Malamud. Muito engraçado, fiquei rindo muito outro dia no metrô. Aliás para passar o tempo rápido e não sentir a viagem a melhor coisa é ler. Outro dia eu estava tão dentro desse livro que chegou na estação final e ainda fiquei alguns minutos, lendo, achando que estávamos só parados um tempo um pouco maior que o habitual, até que resolvi perguntar ao varredor que apareceu no trem e ele me olhou espantado, achando que eu fosse uma turista, e disse que estávamos em ipanema, saia à direita, etc. Só tinha mais uma pessoa dentro do carro, rs.
"Os seis "retratos"de Bernard Malamud começam com Arthur Fidelman, judeu do Bronx e pintor fracassado, chegando a Roma para escrever sobre Giotto. Terminam com Fidelman, barqueiro expulso pelos próprios colegas, carregando seus passageiros no inverno pelos canais da nebulosa Veneza. Nesse meio tempo, Fidelman se torna, sucessivamente, falsificador, gigolô e batedor de carteira; entalhador de madonas para souvenires; escultor itinerante de buracos quadrados - fazendo o melhor que pode segundo ditam a necessidade e as musas.", Cia das Letras

Nenhum comentário: