terça-feira, novembro 02, 2021

cinemaniaka

ah meu bloguinho abandonado ja gostei tanto de você e de escrever, tinha outro significado para mim mas depois fui abandonando abandonando tudo talvez. e já tive o primeiro que infelizmente deletei porque nao aguentava mais as incompatibilidades de sitemas, burra, nem salvei, pelo menos. enfim... o que quis agora escrever o meu diário de cinemaniaka, em dias de chuva quando nao dá muita vontade de fazer nada entao vou começar por ontem, que está bem fresco ! e vou retornando...tentarei. ontem,1 de novembro de 2021, revi o leopardo (Visconti), realmente nao lembrava de nada. produçao de arte incrivel burt lancaster primoroso como o priíncipe melancólico que percebe que os tempos estao mudando e que a aristocracia está desaparecendo também alain delon charmant como sempre claudia cardinale uma personalidade forte me pareceu mas nao acho belíssima e nao conheço muito ela, na verdade, nao lembro de muitos filmes com ela, um lapso vamos tentar mudar isso kkkk chocada com aqueles vestidos quem foi o torturador de mulheses que inventou a crinolina como devia ser desconfortável! e as passagens entre os aposentos eram enormes talvez distinçao de classe também, o corpo era realmente escondido, com exceçao dos seios. antes revi nós que nos amávamos tanto, do ettore scola, sempre as estórias passando por vários anos ou é uma impressao errada gostei saboroso uma homenagem ao de sicca e ao fellini que aparece no filme ... atençao especial em vitorio gassmann realmente bonito e interessante o outro italiano falante cansa um pouco embora seja simpático também a solidao dos ricos aliás os dois filmes tem esse personagem solitário embora o visconti seja muito superior antes tentei ver um filne frances l"abordage mas o começo me irritou muito achei o personagem principal um chato folgado nao tive paciencia nao era o que eu queria enfim... vi the duke muito legal a estória do cara idealista e também um pouco pateta interessante a bbc financiada pelo povo embora ele seja contra isso antes ah terminei de ver o paul auster fraquinho aliás nem terminei terminei islands bergman interessante deixa a estória em aberto tim roth charmoso a outra atriz típica intelectual burguesa kkk me lembrou a b. embora talvez seja só porque vi um sobrenome parecido com o dela no a melhor juventude 6 horas de duraçao e eu amei, vi 3hs e 3hs e nem se sente principalmente os dois primeiros episódios que achei mais interessantes e melhor resolvidos ótimos atores ( e bonitos, ah os italianos....) muitos planos próximos deu vontade de estar lá porque se passa em várias cidades, regioes italianas lindo quero morar la! li algumas críticas e algumas bobagens como a de que a melhor juventude é em comparaçao com a velhice mas nao o diretor explica que ele achou que nessa época (anos 60, quando o filme começa) houve a melhor juventude alguns furos no roteiro talvez como eles nao reagirem quando os guardas levam a giorgia talvez tenham ficado tao surpresos que nao conseguiram reagir a tempo e depois disso ele resolve se punir fiquei pensando vários dias nesse filme, no matteo que é tao radical muito interessante a discussao manicomial nesses filmes (principalmente no anjo em inha mesa) como era possível isso? eletrochoques e lobotomia! e outro dia soube que algum ilustre parlamentar sugeriu a volta desse método horroroso. outro visconti muito bom que revi os deuses malditos os roteiros sao muito bem estruturados nos filmes dele. elenco de primeira helmuit berger dirk bogarde ingrid thulin charlotte rampling novinha linda e magérrima e engraçado como há paralelos entre os dois filmes que vi do visconti esses dias, de aristocratas se unindo a burgueses de industriais da alta burguesia se unindo aos nazistas. a estória lembra macbeth também um matando o outro. aliás perdi meu lady macbeth. um anjo em minha mesa também é bem longo muito poético e triste também. nao conhecia essa autora janet frame, deu vonta de de ler. procurei il gattopardo que tinha aqui para ler e nao achei. comecei com a Ella, logo pela manha, foi meu primeiro filme! ah, deu uma animada no dia na vida! também vi the velvet underground bom the bowery idem viagem a portugal fotografia do edgar moura belissima maria de medeiros. lembrei de mais, a ordem realmente é impossível porque estou me drogando com filmes: the ace in the role, do billy wilder, incrível a atuaçao do Kirk Douglas, notei uma postura agressiva sem sentido com a personagem feminina principal ( ela nao pode ter desejos nem sonhos? .fimmaço, de qualquer forma. o filme africano que nao terminei.

Nenhum comentário: