domingo, agosto 29, 2010
Fiquei horas com o Coco no colo, os outros em volta, um sol gostoso na garagem, lembrando dos cafés que tomamos lá embaixo no colchãozão e jornais, os almoços, as "exposições". Aquela garagem é uma delicia. Nilton passou lá e ficou avaliando as pinturas, super positivo sempre, até comecei à pensar em mexer em alguns...por outro lado acho que já passou esse momento pintora, experimentei, foi o que foi.
De noite estava indo embora, Coco foi atropelado e sumiu.
Queria me livrar duma sensação ruim.
sábado, agosto 28, 2010
As coisas estão indo para seus lugares, e a casa está surgindo do caos e da poeira. Saí depois correndo para ir ao Municipal com manchas de tinta azul nas mãos e no braço que não consegui tirar. Bom que música clássica ficam todos muito concentrados...no começo era o Jean Louis Steuerman e uma soprano; fechei os olhos para entrar mais na música e fui entrando num estado de pré-sono! Ou dormi, realmente, rs. Sonhei com o Bubu, lembro. E minha dúvida se ele estava realmente morto! Depois com o cello resolvi ficar mais acordada. E no intervalo olhando para aquelas mulheres nuas debaixo de vestidos transparentes, dançando alegres e ingênuas; um pouco non-sense tanta ingenuidade e sensualidade juntas.
Hoje quando acordei tinha uma mensagem ótima da Ana Rondon que vou colocar aqui, e saí temprano e contenta. Logo depois vi o Gabeira na padaria, ótimo. Comecei bem o dia.
Hoje quando acordei tinha uma mensagem ótima da Ana Rondon que vou colocar aqui, e saí temprano e contenta. Logo depois vi o Gabeira na padaria, ótimo. Comecei bem o dia.
sexta-feira, agosto 27, 2010
Ed Ruscha, Twenty six gasoline station
Em 1963 o livro Twenty-Six Gasoline Stations de Ed Ruscha foi publicado. Um dos primeiros livros de artista, são "road photos" de postos de gasolina, começando por Los Angeles e terminando no Texas, passando pela Route 66 de Los Angeles à Oklahoma City. Ed Ruscha é um pop-artista da mesma família estética de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jim Dine ou ainda de Jasper Johns. Em todos esses casos, o objeto da manifestação artística são fatos e fotos do cotidiano norteamericano, celebrando talvez não as conquistas gloriosas do Império Americano (sua épica), mas suas banalidades, suas representações de espaço (um fator constitutivo do ser-americano), sua falências.
Warhol com seu culto de celebridades e suas reproduções ad infinitum das sopas Campbell, de cadeiras-elétricas, de flores; Lichtenstein com seus belíssimos quadros, blowing-up estórias em quadrinhos, pixilizando tudo e todos, de flores a móveis; Jim Dine com seu NEW DADA, do qual o ícone máximo é uma estátua de Pinocchio com 9 metros de altura; e Jasper Johns, um grande reprodutor do banal, com bandeiras, mapas, algarítimos, que evolui para grandes colagens de dejetos e refugos da produção industrial americana. Ruscha talvez seja o menos conhecido deles, mas seguramente não o menos talentoso. Há um revival Ruscha total nos EUA.
O original de seu livro Twentysix Gas Stations vale hoje milhares de dólares no EBay. Isso porque o livro, que retrata os tais 26 postos de gasolina, transformou-se num ícone de uma era que parece fadada ao desaparecimento precoce: a era do petróleo e de seu templo máximo - o posto de gasolina.
Ruscha nasceu em Nebraska e cresceu em Oklahoma. Quem leu Vinhas da Ira pode imaginar o cenário por trás da memória visual do Ruscha: grandes espaços desolados, desertos, uma região que durante muito tempo foi a marca do fracasso do Império Americano.
Os 26 postos do Ruscha são na maioria dos casos ruínas. Ex-postos (a ambiguidade aqui é reveladora)... A importância desse belíssimo livro é porque ele é considerado o primeiro livro-objeto de um artista plástico moderno. Daí sua primeira versão ser tão cobiçada.
Ruscha ainda está vivo (nasceu em 1937) tem tido retrospectivas em grandes museus mundo afora. Todas elas com enorme êxito de público.
quarta-feira, agosto 25, 2010
Lendo um texto do Gerhard Richter sobre pintura em cima de foto, texto do curso de aprofundamento em pintura que desisti de fazer, e procurando imagens dele, como essa - que é uma pintura embora pareça incrivelmente uma foto e lembra Vermeer e também a pintura da moça na banheira que não lembro de quem é, e a outra que é mais borrada, dei nessa expo ótima que está abaixo, de 2007 (para ver as imagens tem que clicar no título).
a new american portrait @ jen bekman
a new american portrait @ jen bekman:
NEW YORK, NY - Jen Bekman is pleased to present A New American Portrait, a group exhibition of photographs featuring artists at the vanguard of contemporary portraiture in America. Co-curated by Ms. Bekman and Jörg Colberg, editor of the influential fine art photography blog Conscientious, the exhibition will be on view from June 22 – August 3, 2007 at jen bekman, located at 6 Spring Street between Elizabeth and Bowery, New York.
A New American Portrait features photographs by Christine Collins, Jen Davis, Benjamin Donaldson, Amy Elkins, Peter Haakon Thompson, Todd Hido, Alec Soth, Brian Ulrich, and Shen Wei. Their portraits, environmental, posed, and self-portraits among them, express the wide range of practice in modern American portraiture. Mr. Colberg observes: “A portrait lives in the interaction between the photographer and the sitter, a relationship which banishes any notion of objectivity. The work included in this exhibition explores, and at times exposes, this fragile intriguing dynamic.”
These photographs illustrate the inherent contradictions in contemporary portraiture, as seen from a distinctly American point of view. While they appear to be "honest" representations, some revealing and confessional, in truth the subjects exist within narratives and environments carefully constructed by the photographers. Gallery director Jen Bekman comments, “Alec Soth's Bonnie smiles sweetly while holding her photograph of an angel, serene in her faith, having just shared a Bible passage with Soth condemning people to hell for their sins. Soth's presence, however, remains as it does in all his work: compassionate rather than condescending. In an untitled portrait from Ulrich's Thrift series, a young girl assumes a Classical pose amid the glare and chaos of a shopping mall. Hido's portraits are suffused with sadness and sexuality, ripe with a mysterious narrative. Davis's self-portraits brutally confront our abiding obsessions with thinness and desirability. The eighteen portraits in this exhibition explore potent themes and emotions which shape contemporary America: sexuality, gender, desire, heroism, consumption, fear, class, hope and loneliness are all in the mix.”
A New American Portrait at jen bekman, 6 Spring Street.
Hours: Wednesday - Saturday, noon – 6pm or by private appointment.
NEW YORK, NY - Jen Bekman is pleased to present A New American Portrait, a group exhibition of photographs featuring artists at the vanguard of contemporary portraiture in America. Co-curated by Ms. Bekman and Jörg Colberg, editor of the influential fine art photography blog Conscientious, the exhibition will be on view from June 22 – August 3, 2007 at jen bekman, located at 6 Spring Street between Elizabeth and Bowery, New York.
A New American Portrait features photographs by Christine Collins, Jen Davis, Benjamin Donaldson, Amy Elkins, Peter Haakon Thompson, Todd Hido, Alec Soth, Brian Ulrich, and Shen Wei. Their portraits, environmental, posed, and self-portraits among them, express the wide range of practice in modern American portraiture. Mr. Colberg observes: “A portrait lives in the interaction between the photographer and the sitter, a relationship which banishes any notion of objectivity. The work included in this exhibition explores, and at times exposes, this fragile intriguing dynamic.”
These photographs illustrate the inherent contradictions in contemporary portraiture, as seen from a distinctly American point of view. While they appear to be "honest" representations, some revealing and confessional, in truth the subjects exist within narratives and environments carefully constructed by the photographers. Gallery director Jen Bekman comments, “Alec Soth's Bonnie smiles sweetly while holding her photograph of an angel, serene in her faith, having just shared a Bible passage with Soth condemning people to hell for their sins. Soth's presence, however, remains as it does in all his work: compassionate rather than condescending. In an untitled portrait from Ulrich's Thrift series, a young girl assumes a Classical pose amid the glare and chaos of a shopping mall. Hido's portraits are suffused with sadness and sexuality, ripe with a mysterious narrative. Davis's self-portraits brutally confront our abiding obsessions with thinness and desirability. The eighteen portraits in this exhibition explore potent themes and emotions which shape contemporary America: sexuality, gender, desire, heroism, consumption, fear, class, hope and loneliness are all in the mix.”
A New American Portrait at jen bekman, 6 Spring Street.
Hours: Wednesday - Saturday, noon – 6pm or by private appointment.
Às vezes fico pensando que não deveria escrever sobre meus desânimos, porque com isso estou reforçando-os. Fico com essa dúvida. E pensando na felicidade simples, em se fazer qualquer coisa e pronto. Hoje, como acabei não indo na obra, fui à praia principalmente para ter essa sensação maravilhosa que olhar para um mar verde verde dá em mim; uma calma, os pensamentos obsessivos fogem diante do mar sempre ali, com ondas, sem ondas, pessoas nadando - o que adoro ver, não sei porquê - os braços levantando e abaixando, indo em frente, absortos. Ando até o leblon, olhando as pessoas diferentes, tudo ali. E me faz bem. Depois isso vai sumindo com o passar do dia, porque me cobro muito e não consigo ficar feliz simplesmente existindo. Quando vim fotografando pela Rainha Elizabeth, pela Prudente de Moraes, me senti integrada numa coisa, foi bom. Depois queria cortar tecidos, blogar, não fiz nada, caí numa soneca rápida no sofá, pesada. Agora já são 8 e meia da noite...e amanhã será outro dia, outra batalha comigo mesma, e o que é o mais absurdo - ninguém está me obrigando à isso.
Casas Moradas 2
Essa casa na Bulhões de carvalho, 171, entre a Rainha Elizabeth e a Joaquim Nabuco, no Posto 6, não existe mais. Há um prédio enorme no lugar, desde a época em que foi demolida, na década de 70. Foi o lugar mais feliz onde morei, uma casa com direito à mil fantasias, de ir à lua quando nos balançávamos na rede da varanda, escrever estórias no quarto de cima, estudar piano, jogar ping-pong no quintal detrás. Em frente, a mesma casinha antiga, onde era o açougue, acho.
segunda-feira, agosto 23, 2010
Museum of Contemporay Photography
domingo, agosto 22, 2010
Outras lembranças : nós 4, + papai e mamãe, + a Samanta ( pointer preta e branca que eu amava) e, às vezes, o Guerreirinho, amigo do papai, todos no fusca preto conversível, indo passear de carro até o Recreio, deserto naquela época, ou indo à praia, também na Barra. Na volta vinhamos contando quantos quiosques víamos no calçadão da praia..
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