Safe, direção de Todd Haynes, com Juliane Moore. Ela, casada numa relação burocrática e sem emoção com o marido, dona de casa, uma vida vazia e entediante. Ambientes abertos, solitários, grandes. Um tom esverdeado, às vezes azulado. Ela começa à se sentir mal, problemas respiratórios, vômitos, e acaba indo parar numa comunidade alternativa, onde as pessoas se refugiam dos "males" do mundo criando outro mundo, seguro e artificial, mas sem ligação com o mundo real. Uma critica às terapias alternativas, e também à vida travada, certinha, também segura.
domingo, maio 30, 2010
Esse bloco de pedra no mar de ipanema, nunca tinha visto, é uma instalação? Ou sempre esteve lá e eu nunca havia reparado?
De qualquer forma uma visão inusitada, estava voltando pela areia, um por do sol estonteante, as cores no mar e no céu incríveis, um brilho, me fez bem estar em contato com isso. Acabo que fico fechada em casa , ou em atividades, atividades e não vejo o dia; hoje andei no calçadão com a Rita na ida, pegando um solzinho aqui e ali, muitas pessoas passando. Na volta calçadão um tempo, skatistas em skates com rodas enormes, depois areia, outra experiência, deu uma paz, me encheu de não sei o quê. No final meu pé reclamou um pouco, ele ainda não conseguiu voltar à ser o que era antes, a sensação é de que as "peças"ainda não estão completamente ligadas.
sábado, maio 29, 2010
Depresión
La depresión puede ser un refugio - muchas veces lo es - una manera de no tener que enfrentar las dificultades de la vida que todos tenemos. Si uno esta deprimido se salva del esfuerzo, se salva de tener que hacerse de abajo, de tener que sacar de dentro de si la fuerza para lograr las cosas que quiere.
La depresión puede funcionar como un afecto conocido, tranquilizador y ser hasta disfrutable; la tristeza se liga de una extraña manera con la belleza, o - podríamos decir -tiene una versión particular de la belleza, una emoción languida, de huérfano, incomprendido, de solito y pobrecito yo, que es muy rendidora.
Hay quien hace de esta posición sensible incluso una estrategia de seducción. Y hay personas a las que les encanta sentir que rescatan a alguien de su profundo dolor. Hay amores que se fundan en la depresión compartida y desde esa emoción gloriosa de la tristeza sus participantes sienten que todos los que disfrutan de la vida son unos superficiales sin remedio.
(www.100volando.net, Alejandro Rozitchner)
La depresión puede funcionar como un afecto conocido, tranquilizador y ser hasta disfrutable; la tristeza se liga de una extraña manera con la belleza, o - podríamos decir -tiene una versión particular de la belleza, una emoción languida, de huérfano, incomprendido, de solito y pobrecito yo, que es muy rendidora.
Hay quien hace de esta posición sensible incluso una estrategia de seducción. Y hay personas a las que les encanta sentir que rescatan a alguien de su profundo dolor. Hay amores que se fundan en la depresión compartida y desde esa emoción gloriosa de la tristeza sus participantes sienten que todos los que disfrutan de la vida son unos superficiales sin remedio.
(www.100volando.net, Alejandro Rozitchner)
terça-feira, maio 25, 2010
domingo, maio 23, 2010
Número Mil
a imagem que sempre vem é um dia de sol eu e ele chegando no condomínio animados e depois saindo e depois andando e eu dando um beijo nele rápido encostado numa parede de uma sala do CCBB e estava sorrindo tanto e com aquela saia da Krishna de pregas e blusa de estrelinhas azul marinho e branca e ele estava de jeans e camisa meio laranja
depois tive um sonho ou foi antes com a Ursula e ela não gostava da casa definitivamente e tinha uma janela enorme como uma parede onde uma onda do mar imenso batia e cobria todo o vidro de cinza
vai ser bom voltar à ter meu piano e calma
é uma imagem
depois tive um sonho ou foi antes com a Ursula e ela não gostava da casa definitivamente e tinha uma janela enorme como uma parede onde uma onda do mar imenso batia e cobria todo o vidro de cinza
vai ser bom voltar à ter meu piano e calma
é uma imagem
La Dispute e outros, Yann Tiersen, trilha sonora do Amelie Poulain, que é um delírio visual e a estória também delirante, a direção de arte é totalmente conceitual, lembro do apto dela que é todo em tons vermelhos e aquele apto do velhinho que pintava todos os anos o mesmo quadro do Renoir e que era frágil, de vidro, e o apto da senhora das cartas e estou ouvindo depois de muito tempo, enquanto mexo em algumas fotos e nessa a idéia era a torrezinha entre os prédios grandes e nem tinha notado nos homens no andaime pintando, Blow up total, é bom quando acontece isso
computador se recusa a salvar fotos das casas por ai pela cidade pelas ruas bairros em que vou andando e desejando e porque não consigo ficar relaxada em mesas de bares restaurantes me sinto desconfortável talvez porque tenha a obrigação de falar coisas interessantes engraçadas leves e não sai nada fico calada não consigo conversar fazer um curso a arte da conversação deve existir se estivesse em mil oitocentos e qualquer coisa e tivesse que frequentar salões chás festas estava ferrada
palestra do Wisnick sobre Machado de Assis e o Rio, Elisiário, fulgor de uma promessa, extraordinário, criadores de uma criação desencontrada com a criação, Eliziário detém a chave do Rio de Janeiro, palimpsesto, Pestana, dizem à bocas vadias, puro gozo da cidade, desvãos pelos quais a cidade se deixa ver, Machado de Assis paisagista Roger Bastide, Teorias da Alma, Machado como escritor urbano, entranhar a paisagem no próprio personagem, nos decotes, nos cabelos, mulheres paisagem, olhos de ressaca de Capitú, alucinante presença de uma ausência, atmosfera que permeia o texto, baforada de ar iodado, a cidade fala, o que é palimpsesto mesmo?
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