quarta-feira, novembro 14, 2018

ontem, o "dia Samuel'.
primeiro o gerente ou caixa que abre contas não sei exatamente o nome da função dele, bonachão simpático cabelos brancos grande. demoramos um tempão, ele olhando a tela, eu até curiosa do que ele estava olhando e lendo às vezes verbetes do dicionário de filmes do george sadoul que eu estava levando pra dar de presente pra marta e acabei não levando. vontade de ver rever todos os filmes que ele cita, de um filme do Chris Maker sobre maio de 68 na França Joli Mai acho, um filme encomendado pela fundação rockfeller e que foi proibido depois, com imagens de cubanos entrando numa casa com agua encanada pela primeira vez depois da revoluçao  imagens da venezuela filmes russos godard jacques rivette viajei nas imagens e temas uma delicia.
muitas folhas de papel impressas assinaturas e rubricas ele levantou duas vezes queria ajudar afinal porque ele era um pouco gordo mas acho que ele não estava cansado não quando sai me toquei de que não tinha deixado o depósito inicial mas já estava no ponto de ônibus desisti fui andando direção camelódromo função comprar carregador acabei comprando numa barraquinha no largo da carioca, made in hecho en china, o dono atendente também se chamava Samuel Emanuel Manuel será que Manuel também é bíblico ?
em casa à noite mil confusões para acessar qualquer forma de comunicação saudade de caderno de telefones atualizar o meu velhinho com capa do matisse da Travessa de trocentos anos atrás quando eu babava por todas aquelas cadernetas e lembranças de museus e livros e tudo e me sentia meio impotente
mas então
quando consegui entrar no face tinha um samuel querendo ser meu "amigo" virtual
aceitei

"Samuel 

Seguir o caminho do Louvor implica em ser um bom ouvinte antes de se tornar um bom orador. 

O nome masculino Samuel pode significar tanto ‘nome de Deus‘ quanto ‘pedido a Deus‘. Outra interpretação aceita é ‘Deus ouve‘, ressaltando ideais de alguém comunicativo e bondoso, que saberá como agir segundo os preceitos da Palavra. Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: ‘Estou aqui’ 1Sm 3:4 
Samuel advém do hebraico Shemu’el, cuja composição se dá pela união de shem, que quer dizer “nome”, e El, cuja acepção é “Deus”. Algumas fontes também relacionam a origem a Shamu´el, onde a segunda parte do nome é igual, mas a primeira, shama, entende-se por “ouvir”. O nome inglês Samantha, seu correspondente feminino, passou a ser usado em outros idiomas, como alemão, espanhol e o próprio português, língua em que a grafia também aparece como Samanta. No italiano se usa Samuela para as mulheres. 
O filho de Ana e Elcana pode ser considerado o último dos juízes ou o primeiro dos profetas, tendo oportunidade de observar uma larga transição de períodos na história judaica nos fins do século XI a.C. Foi um homem de grande carisma que exercia natural liderança, sendo reconhecido como exímio porta-voz do Senhor (1Sm 3:19-20). Sua mãe, que era estéril, pediu a Deus um filho e como promessa disse que dedicaria a criança a Seu serviço e foi assim que se sucedeu (1Sm 1:11). Samuel viveu sua infância em Siló, sob os cuidados do sacerdote Eli e quando estava entrando na idade adulta, o Pai lhe chamou durante a noite para lhe entregar a profecia de que outra família sacerdotal assumiria o sacerdócio daquela cidade. Ele também foi responsável por ungir o rei Saul e o rei Davi (1Sm 16:12). Há um segundo personagem com este nome, é o filho de Amiúde, da tribo de Simeão (Nm 34:20). Duas obras inseridas nas Escrituras Sagradas carregam o nome do profeta, o primeiro e o segundo livro de Samuel, que antigamente eram um só volume. Ele é diretamente mencionado em mais de cento e vinte passagens bíblicas, predominantemente no livro homônimo, localizado no Antigo Testamento.

( https://www.nomesbiblicos.com/samuel/ )

 

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ركن كلين disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
آدم disse...

فضلا على ذلك مكافحة الحشرات بأنواعها باستعمال مبيدات آمنة بلا رائحة تغير دون حصول أي أضرار عليك أو على أسرتك.
شركة مكافحة حشرات بالرياض
شركة مكافحة النمل الابيض بالرياض
شركة مكافحة الصراصير بالرياض
شركة مكافحة النمل الاسود بالرياض
شركة مكافحة الفئران بالرياض
شركة مكافحة البق بالرياض
شركة رش مبيدات بالرياض