quinta-feira, fevereiro 08, 2007


Nesses dias em que fico em casa com o pé estirado para cima, depois de torcê-lo após correr atrás do bonde!, lendo e lendo Os Filhos da Meia-Noite e adorando adorando adorando. Salman Rushdie escreve de uma forma engraçada, leve, como se estivesse contando essa estória para mim! E é isso que o livro é: uma estória enorme, cheias de personagens obsessivos, crenças várias, algumas comidas, e um realismo mágico bem dosado, junto com a estória de um país nascendo, com todos seus conflitos étnicos e religiosos - como diz na introdução do livro, os ocidentais lêem como fantasia, mas na India é visto como realista.( "Eu podia ter escrito seu livro, disse um leitor ao escritor; "conheço tudo aquilo"). E nomes maravilhosos (de nóvo!), como Padma, Mumtaz, Amina, Alia, Musa, Aadam Aziz, Tai, Lila Sabarmati...

Um comentário:

Anônimo disse...

ai, esses nomes. eu amo. minhas tias avós tinham esses nomes incríveis e alguns primos ainda têm. mas tá acabando a geração e agora todo mundo se chama luiza, pedro, esses nomes que as pessoas botam em série. uma chatice. mas tb nao to defendendo os "acauãs", nao, que eu acho uó!"