sábado, maio 19, 2007

domingo, maio 06, 2007

Yves Klein nasceu no mesmo dia que abri a Poéticas - 28 de abril! E ele também abriu nesse dia uma exposição, O Vazio (Le Vide), que é quase o oposto da minha! Aliás, essa exposição era uma sala branca, vazia, onde só entrava 1 pessoa de cada vez!
Estava adorando ler meu horóscopo do Globo, claro, era sempre tudo ótimo e favorável, mas de uns dias pra cá está tudo indo ladeira abaixo! Previsão para a semana :"Urano e Marte no seu signo estão trazendo mudanças (hummm! que mêdo! as coisas não estavam indo bem?). Certas coisas e pessoas vão desaparecer de sua vida, assim, sem mais avisos. E vai ficar aliviado com isso. (Caramba? Quem? Já vejo tão poucas pessoas...) Já fazia um tempo que sua vida pessoal e profissional precisavam de reformas." (Uau!) Bem, deve ter uma leitura positiva, mas me deu um frio na barriga! Deixar de ler o horóscopo um tempo, está me influenciando!
Hoje na galeria, olhando as caixinhas, lendo as cartas, fiquei, confesso, narcisicamente com orgulho de mim mesma!!
Mas no final do dia comecei a achar que era tudo uma bobagem! Expor, se expor, vaidades...`as vezes me pergunto prá quê tudo isso !

Mac Vazio


Muito legal esse dia, fiquei andando prá lá e prá cá e as pessoas vinham pegar pipoca, tiravam fotos, incrível como até pouco tempo atrás eu não faria isso, mudou alguma coisa em mim, agora foi tão natural!
e tinham vários eventos legais acontecendo ao mesmo tempo agora... um bando de malucos, isso sim!

sexta-feira, maio 04, 2007

Poéticas do Instante





Estética Cheiro do Ralo






fotos tiradas pelo Fernando, muito legais!

festival da batata

Hoje meu horoscopo foi batata! Aliás, é impressionate como ele tem sido certeiro ... mágicas? Vontade de ir juntando `a cada dia e depois ir comparando com o dia que passou, mas esqueço e jogo o jornal prum canto depois que leio. O de hoje era : "Começo do dia agitado. Ou alguém faz barulho pouco antes da hora de você acordar, ou o carro não quer pegar, ou o ônibus atrasa. Enfim, coisas que ocorrem sem explicações. Vai ver que você estava meio sonolento e já se acomodando na vida...". Pronto : o pneu do carro estava furado! Incrível! Fernando não conseguiu tirar a roda, eu tinha que ir comprar mais fita de silicone...então fui `a pé daqui de casa até a Riachuelo, na Casa Show! E depois até a Chave! Coloquei a caixa de nôvo, e a volta `ao movimento até me fez tirar um pouco dos 100 quilos que estavam em cima de mim, não sei bem porquê!
Mudando o assunto, depois de ler o artigo do José Castello, "A Arte das Vidas Possíveis", em que ele fala saborosamente do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, acabei comprando A Trégua, mas de outro escritor uruguaio, Mario Benedetti! Coisas da vida...E adorei, é escrito em forma de diário, o que é muito sedutor, e é engraçado e sutil e ... e não sei escrever sobre livros! O outro que comprei, Os Detetives Selvagens, do escritor chileno Roberto Bolano (estou na fase latinoamérica!), tem uma capa linda com um pedaço de um quadro do Rodrigo Andrade, que eu adoro - ou adorava, não sei o que ele faz agora - mas esse quadro é da fase dos móveis e me lembro quando vi esses quadros, numa galeria na gávea e fiquei "de quatro"! Era tudo o que eu queria fazer, estava tentando fazer, achava que ia fazer! O livro também é em forma de diário, e começa assim :

2 de novembro
Fui cordialmente convidado a fazer parte do realismo visceral. Claro que aceitei. Não houve cerimónia de iniciação. Melhor assim.

3 de novembro
Não sei muito bem em que consiste o realismo visceral. Tenho dezessete anos, meu nome é Juan Garcia Madero, estou no primeiro semesre de Direito. Não queria estudar Direito, e sim Letras, mas meu tio insistiu e acabei cedendo. Sou órfão. Serei advogado. Foi o que disse ao meu tio e `a minha tia, depois me tranquei no quarto e chorei a noite inteira.

Maravilhoso! é irónico e franco, aliás comprei esse livro porque li esse começo e adorei, é o meu "teste" para simpatizar ou não com algum livro. Se o começo me pega, batata (de nôvo a batata!)
Os dois são diários, e me lembrei do Memórias de Helena, filme do David Neves que passou outro dia na Tve, sutil, delicado .. acho que é isso, e a franqueza. E também tenho os meus cadernos, `as vezes folhas soltas escritas, que tenho desde os 18, 19 anos...e este blog, que `as vezes fica abandonado, que `as vezes é um diário, uma forma de escapar, de tirar de mim isso tudo, de me re-alguma coisa, e que é bom.